Urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Oeste entra em funcionamento na 2.ª feira
Entrará em funcionamento na próxima segunda-feira, 25 de março, a Urgência de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde do Oeste (USL).
O Serviço de Urgência de Psiquiatria da ULS do Oeste ficará sediado no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Caldas da Rainha e funcionará todos os dias úteis entre as 08h00 e as 20h00, com a presença física de médico psiquiatra.
Este serviço receberá utentes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche e Sobral de Monte Agraço. Os utentes provenientes dos concelhos de Lourinhã, Cadaval e Torres Vedras continuarão, transitóriamente, a ser referenciados para outro Hospital.
“O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E. congratula-se com a entrada em funcionamento da Urgência de Psiquiatria, até à data inexistente, reforçando deste modo a prestação de cuidados ao nível da saúde mental à população da região Oeste, evitando várias transferências de utentes para as urgências dos hospitais centrais, em Lisboa.”, refere a administração em comunicado enviado às redações.
Também este mês, entrou em funcionamento a Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, localizada no Hospital de Peniche, com lotação para 15 camas.
Funcionamento
Local: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital de Caldas da Rainha
Horário: todos os dias úteis entre as 08h00 e as 20h00
Sobre a Unidade Local de Saúde do Oeste
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².
Esta Unidade de saude psiquiatrica é muito necessária para a população da região, numa altura em que as doenças mentais estão muito presentes na população.